É isso aí, estamos naquele momento divertido de uma produção audiovisual, montar o filme!!! Depois de decupar e escolher as melhores imagens e cenas, começamos a montar e editar o filme. Apesar de ser um curta de aproximadamente 2 minutos, tínhamos quase 2 horas de material e foi necessário enxugar muita coisa. O resultado no final do processo de edição de vídeo ficou muito bom. O que acho mais interessante nisso tudo é perceber que aquela idéia, fruto da nossa imaginação e, antes, tão distante de ser algo real, agora estava ali, pronta, diante dos nosso olhos. Claro que tivemos que queimar alguns neurônios pensando nisso tudo dia e noite, mas parece que a própria força do pensamento acaba por conceber o que desejamos, e rolou!!
Mas não acabou!!! É chegada a hora (tão importante quanto a edição de vídeo) do desenho de som, edição e mixagem. No caso desse filme o som tem um papel fundamental e ,por isso, o processo de criação foi lento, ou melhor, no tempo certo. Escolher os sons ambientes, efeitos e ruídos de sala, trilha musical etc...apesar do trampo, foi muito legal e o resultado agradou muito a gente. O trabalho do som começa no dia da gravação das imagens, com a captação do som direto dos personagens e ambiente.
Para isso optamos em usar um gravador da Zoom, o H4N, gravando diretamente com os seus microfones internos (stereo, enquanto que uma Canon 60D captava as imagens. O sync entre o audio e o video foi feito através de um pluggin chamado 'plural eyes"(maravilhoso!), já que ambos foram registrados de maneira independente. Foi fazendo o som direto que percebi como é complicado realizar uma produção de vídeo sem uma equipe. Rapaz, sabe o que é ter que dirigir a cena, operar a câmera, dar bronca na crianças e ainda fazer bem feito tudo??? rs
É difícil e quase impossível. O resultado foi um som direto aceitável, mas , com certeza, ter uma equipe com mais gente ("éramos dois", parece até nome de filme,né...será que é??) é essencial.
Para editar o vídeo usamos o programa de edição Final Cut 7 e o som foi feito em um Protools 9. Tudo isso dentro de um macbook pro novinho! (orgulho do papai, rs).

Nenhum comentário:
Postar um comentário